segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Dickens???

"O avatar do sr. A era corpulento e com barba e parecia um professor de universidade. (...) Quando falava, sempre parecia estar lendo um trecho de Dickens."
Jogador Nº1, pág. 63



Charles Dickens (7/2/1812 - 9/6/1870) nasceu em Portsmouth, Inglaterra. A grande contribuição desse cara para o mundo foi criticar as mazelas de sua sociedade (a Inglaterra vitoriana) em suas histórias.

Seus livros mais famosos são Oliver Twist (tem gente que acha chato, mas eu gosto) e David Copperfield (nunca li). Escreveu também A Christmas Carol, um livro de Natal bastante influente até hoje. Você já ouviu falar no Scrooge?

Na infância, Dickens tinha uma vida confortável, e esse conforto possibilitou alimentar sua paixão: a leitura. Dentre suas leituras favoritas estavam Dom Quixote e As Mil e uma noites.

Oliver Twist teve 11 adaptações para o cinema
Uma grande dívida da família forçou o jovem Dickens a trabalhar numa fábrica de graxa para sapato. O recebimento de uma herança salvou os pais de Dickens da prisão, (endividamento dava cadeia nessa época) porém sua mãe não permitiu sua saída da fábrica. As más condições de trabalho na fábrica e da classe operária inglesa em geral se tornariam um dos temas mais abordados da suas obras. Se você conhece Oliver Twist, sabe do que estou falando.

Dickens foi sepultado na "Esquina dos Poetas", na Abadia de Westminster. Em sua sepultura está gravado:

"Apoiante dos pobres, dos que sofrem e dos oprimidos; e com a sua morte, um dos maiores escritores de Inglaterra desaparecia para o mundo."

Dickens foi reconhecido pelo seu trabalho como escritor ainda em vida, e seus romances são editados e publicados até hoje.

Charles Dickens facts:

  1. Teve dez filhos, seus nomes remetem quase sempre para referências literárias.
  1. Em seus últimos anos de vida, Dickens fazia leituras públicas de suas suas obras mais conhecidas, o que as tornaram ainda mais populares (ler em voz alta em família ou em grupos era comum e a leitura expressiva era muito valorizada. Muito antes do Altas Histórias, hein?)
  1. No início da carreira de escritor, adotou o pseudônimo Boz em homenagem ao irmão.
  1. O museu Charles Dickens (Charles Dickens Museum), fica em Londres. O local é uma antiga residência do autor. Passou por uma reforma e reabriu as portas dia 10/12/2012.
Placa presente na fachada do Museu Charles Dickens
  1. Em 2012, o príncipe Charles, ao lado da esposa Camilla, participou das homenagens relacionadas ao bicentenário de nascimento de Charles Dickens.



Refências bibliográficas: 

Wikipédia: acessado em 10/12/2012
UOL Educação: acesado em 10/12/2012
E-Biografiasacesado em 10/12/2012
Charles Dickens Museum

2 comentários:

Unknown disse...

Estou sentindo falta do audiobook do Jogador Número 1.. Desanima não...

Unknown disse...

Estou sentindo falta do audiobook de Jogador Número 1... Desanima não...